Imagem capa - Festa de 15 anos: Como surgiu... por Ana perre
15 Anos

Festa de 15 anos: Como surgiu...

A festa de 15 anos surgiu no México, mas a celebração dos quinze anos é uma tradição muito comum na América Latina.

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutante é um rito de passagem ao qual a jovem é submetida, geralmente sendo realizado quando essas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

A valsa, como vocês já podem imaginar, é uma consequência desta transição.

As danças dos bailes de debutantes variam com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas no caso da valsa,  trata-se de uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs que tornou-se a preferida e quase que oficial de qualquer evento europeu da época.

a tradição permaneceu, porém é apenas uma parte romântica e lúdica da festa, onde a jovem dança carinhosamente com entes queridos, que não precisa ser necessariamente o pai.

Atualmente a tradição das festas de 15 anos mudaram muito. Diferentes cerimoniais e roteiros são utilizados em festas de debutantes, ampliando as diferentes maneiras de se comemorar uma festa de debutante.

Fonte : Wikipédia