Imagem capa - Álbum Fotográfico X Fotolivro | Você sabe a diferença? por Ana perre

Álbum Fotográfico X Fotolivro | Você sabe a diferença?

Álbum Fotográfico X Fotolivro | Você sabe a diferença?


Muitas pessoas me perguntam se Álbum Fotográfico é a mesma coisa que Fotolivro. Na verdade, os dois produtos oferecem a mesma proposta: Organizar suas fotos deixa-las disponíveis para serem vistas e lembradas, como uma recordação. Sendo as duas principais diferenças entre eles : estilo e durabilidade. 


Veja a diferença entre essas duas opções a seguir!


 PAPEL


 Fotolivro: Papel para gráfica estilo couché impresso frente e verso com gramatura que varia entre 60 a 350g. Esse tipo de papel é mais maleável, que consequentemente são mais fáceis de serem riscados ou rasgados.


Álbum fotográfico: É impresso em papel fotográfico e por isso ele só pode ser impresso em uma face, sendo necessário colar as fotos para ter as imagens nas duas faces. Isso o torna o mais grosso e mais pesado .Em alguns casos, essas folhas são reforçadas com uma cartolina, onde as fotos são coladas em cada face Após montado fica com gramatura entre 600 a 800g.


ACABAMENTO DO PAPEL


Fotolivro: Verniz, um processo que tem um resultado bonito, mas menos durável.


Álbum fotográfico: Laminação (película de proteção) que pode ser brilho ou fosca. O papel da laminação é proteger a foto de marcas de dedo, de quedas acidentais de líquidos e de manchas do tempo. A laminação brilhante está caindo em desuso, pois as marcas de dedo ficam mais visíveis.


O fotolivro tem folhas normalmente mais finas e flexíveis, que exigem mais cuidado para manusear, pois podem ser facilmente dobradas deixando marcas no produto que dificilmente saem.

 O álbum fotográfico por ter folhas bem grossas e laminadas deixa o álbum mais pesado com páginas rígidas e resistentes.  A impressão do álbum fotográfico é efetuada pelo processo clássico (químico) de fotografia, enquanto que o fotolivro é impresso por uma tecnologia laser digital, parecida com a utilizada pelos fotocopiadoras, mas optimizada para a impressão de imagens.


Conclusão :

 Como pudemos ver, os dois produtos têm diferentes características que podem ser, simultaneamente, positivas e negativas. Não existe uma opção melhor ou pior. O que existe é uma opção que se encaixe melhor nas suas necessidades. É preciso ficar atento e sempre perguntar ao seu fotógrafo, qual material que ele usa, pois a fotografia de um momento tão especial em sua vida sendo eternizada, não tem preço!